Foi anunciado que a Andersen Promotions com o apoio da INDYCAR, criará uma nova categoria para fazer parte do Road to Indy, a USF júnior. Ela será sancionada pela USAC e o calendário será anunciado nos próximos meses.
A USF Júnior visará aqueles pilotos que são bem novos e/ou tem pouquíssima experiência em monopostos. Esses pilotos, que tem idade entre 14 e 16 anos, passam muitas dificuldades entrando na USF2000 e normalmente precisam passar mais de duas temporadas na categoria.
Assim, para passar 2 ou 3 anos na USF2000 um piloto gastava mais de meio milhão de dólares sem mal ter começado a carreira. Muitos pilotos entraram com 14 ou 15 anos na USF2000, ficaram dois ou três anos na categoria e depois desistiam por não conseguirem bons resultados, pois estes competem com pilotos com muito mais experiência e além de terem mais idade.
Um grande exemplo disso foi o próprio Colton Herta. O filho de Bryan Herta foi campeão da F1600 Pacífico, entrando na USF2000 com 13-14 anos e tendo seu pior desempenho em um campeonato completo em sua carreira, justamente por competir com pilotos mais velhos e com no mínimo o dobro ou triplo da experiência dele. Assim, ele partiu pra Europa justamente para correr com pessoas da sua idade e conseguir uma experiência melhor, e o resto é história.
Ultimamente vimos muitos pilotos que se deram bem em categorias menores, como a F4 USA, entravam na USF2000 e encaravam esse ambiente muito mais complicado para crescer, como Daktoa Dickerson, James Raven, Erick Evans e o brasileiro Eduardo Barrichello e até alguns da F-3 Americas, como James Roe e Mathias Soler-Obel, tem ou tiveram dificuldades de subir e se destacar na USF2000 por esse fator.
Essa é a grande vantagem da USF Júnior. A categoria custará cerca de 30 a 40% menos que a USF2000, dando uma bolsa para o campeão entrar na USF2000 no ano que vem. A categoria terá seis etapas, todas em misto, com o baratíssimo chassi Ligier JS e motor Honda. Isso ajudará muito aos pilotos que estão recém saídos do kart a ter um local justo para correr.
O ponto negativo é que muitos pilotos que estão correndo na USF2000 atualmente ou que iriam tentar entrar na categoria tendem a correr na USF Júnior, fazendo com que o grid da USF2000 diminua dos atuais vinte e tantos carros.
A Indycar vem movendo o Road to Indy cada vez mais para formar pilotos para a Fórmula Indy ao invés de focar no entretenimento das categorias mais abaixo. Por esse motivo onde a entrada na USF2000 ficava dificultada, além de, algumas vezes, alguns pilotos chegarem rápido à Fórmula Indy e não terem tanto a oferecer a categoria, veio a USF Júnior.