O norte-americano Colton Herta (Andretti Autosport) venceu o GP de Laguna Seca, no WeatherTech Raceway Laguna Seca, penúltima etapa da temporada. Foi a sua segunda vitória no ano. O espanhol Alex Palou (Chip Ganassi Racing) e o francês Romain Grosjean (Dale Coyne Racing) completaram o pódio.
Pole-position Herta dominou a prova, liderando 91, das 95 voltas disputadas. Foi a sua segunda vitória na pista, após também sair da pole (2019-2021). Seu pai, e estrategista de corrida, Bryan Herta, também venceu duas vezes em Laguna Seca, saindo da pole (1998/1999).
Herta venceu com 1s9747 de vantagem sobre Palou, que ampliou para 35 pontos a sua vantagem no campeonato para o mexicano Pato OWard (Arrow McLaren SP). Grosjean, que liderou as quatro voltas restantes, terminou em terceiro, após alinhar na 13 ª posição.
O norte-americano Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Racing) terminou em quarto, seguido por O’Ward, o sueco Marcus Ericsson (Chip Ganassi Racing) e o norte-americano Josef Newgarden (Team Penske).
O brasileiro Helio Castroneves (Meyer Shank Racing) terminou na 24ª posição.
A prova teve apenas uma bandeira amarela, logo na segunda volta. Depois de um toque entre Herta e o compatriota e parceiro de equipe, Alexander Rossi, na disputa pela liderança, entre as curvas 4 e 5. Os carros tocaram rodas e Rossi rodou, e ficou parado na brita. Ele voltou a prova, terminando na 25ª posição, com duas voltas de atraso.
Palou lidera com 417 pontos, seguido por O’Ward com 382 e Newgarden com 469. Apenas os três lutam pelo título na última prova da temporada.
A última etapa, o GP de Long Beach, acontece no próximo domingo.
Final:
1 – Colton Herta (Dallara-Honda) – Andretti – 95 voltas
2 – Alex Palou (Dallara-Honda) – Ganassi – 1″9747
3 – Romain Grosjean (Dallara-Honda) – Coyne – 3″7087
4 – Graham Rahal (Dallara-Honda) – RLL – 13″8616
5 – Pato O’Ward (Dallara-Chevy) – AMSP – 24″6972
6 – Marcus Ericsson (Dallara-Honda) – Ganassi – 28″5032
7 – Josef Newgarden (Dallara-Chevy) – Penske – 29″7267
8 – Simon Pagenaud (Dallara-Chevy) – Penske – 30″4215
9 – Oliver Askew (Dallara-Honda) – RLL – 32″4675
10 – Ed Jones (Dallara-Honda) – Coyne – 47″9944
11 – Ryan Hunter-Reay (Dallara-Honda) – Andretti – 1’07″1843
12 – Scott McLaughlin (Dallara-Chevy) – Penske – 1’13″4940
13 – Scott Dixon (Dallara-Honda) – Ganassi – 1’16″3595
14 – Sebastien Bourdais (Dallara-Chevy) – Foyt – 1 volta
15 – Jack Harvey (Dallara-Honda) – Shank – 1
16 – Conor Daly (Dallara-Chevy) – ECR – 1
17 – Jimmie Johnson (Dallara-Honda) – Ganassi – 1
18 – Rinus VeeKay (Dallara-Chevy) – ECR – 1
19 – Felix Rosenqvist (Dallara-Chevy) – AMSP – 1
20 – James Hinchcliffe (Dallara-Honda) – Andretti – 1
21 – Max Chilton (Dallara-Chevy) – Carlin – 1
22 – Callum Ilott (Dallara-Chevy) – Juncos – 1
23 – Dalton Kellett (Dallara-Chevy) – Foyt – 1
24 – Helio Castroneves (Dallara-Honda) – Shank – 1
25 – Alexander Rossi (Dallara-Honda) – Andretti – 2
26 – Will Power (Dallara-Chevy) – Penske – 2
27 – Takuma Sato (Dallara-Honda) – RLL – 12
Campeonato:
1. Palou 517; 2. O’Ward 482; 3. Newgarden 469; 4. Dixon 445; 5. Ericsson 430
Fonte: Robson Miranda/SpeedRacing.com.br