McLaren confirma primera piloto no Extreme-E 2022
03/11/2021 17:10 em Rally

A McLaren Racing anunciou hoje Emma Gilmour como a primeira mulher a competir pela equipe McLaren Extreme E em 2022. Além do anúncio de Emma, realiza-se hoje um evento com a mídia durante a COP 26 - Conferência sobre Mudança Climática da ONU em Glasgow, com Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales. O encontro também marca a entrada da McLaren Racing na Extreme E e a exibição do espetacular design do carro da McLaren.

A McLaren é a última equipe a se unir à série em 2022, aumentando a conscientização sobre o impacto da mudança climática, participando dos importantes Programas de Legado da Extreme E e colaborando com o engajamento de seus fãs em todo o mundo para tomar medidas relacionadas às mudanças climáticas. O automobilismo tem se constituído como um ator fundamental para inovação e tecnologia no transporte, e a Extreme E conta com algumas das equipes mais famosas do mundo, apresentando os últimos avanços em tecnologia limpa, para competir em alguns dos locais mais remotos e deslumbrantes do mundo.

O CEO da McLaren Racing, Zak Brown, a engenheira de corrida da McLaren para a Extreme E, Leena Gade, o renomado cientista climático professor Carlos Duarte e o designer gráfico da McLaren Extreme E, Vic Lee, estiveram presentes com Emma Gilmour no encontro com Sua Alteza Real.

Nativa da Nova Zelândia, Emma é conhecida por sua vasta experiência em rally, rallycross, rally cross-country e, mais recentemente, competindo na temporada inaugural da Extreme E. Em 2016, tornou-se a primeira e única mulher a vencer um campeonato de rally na Nova Zelândia, além do “FIA Women in Motorsport” e da seleção de rally cross-country da “Qatar Motor and Motorcycle Federation (QMMF)” em 2015. Emma completa o time de pilotos da McLaren Extreme E para 2022 ao lado do norte-americano Tanner Foust.

O anúncio da mais nova piloto da McLaren, um momento histórico para a McLaren Racing, foi ainda mais emocionante pelo fato de Emma ser compatriota do fundador da equipe, a lenda do automobilismo, o engenheiro e inovador, Bruce McLaren.

A design do carro da McLaren Extreme E foi apresentado pela primeira vez durante o encontro no Kelvingrove Museum, em Glasgow. O design, feito à mão pelo premiado artista e ilustrador, Vic Lee, representa todo o calendário de corridas nos quatro biomas visitados pelo campeonato - Ártico, Amazônia, Deserto e Oceano. As ilustrações do design incluem as diferentes paisagens, inspirando-se no legado deixado nos locais de corrida pela Extreme E, seus organizadores e pelas equipes, detalhando também algumas das medidas que podem ser tomadas para reduzir o impacto das mudanças climáticas.

O design reflete ainda o compromisso da McLaren Racing com a iniciativa ‘Count Us In’. O ‘Count Us In’ é um movimento global de pessoas e organizações para inspirar um bilhão de pessoas a tomar medidas práticas para reduzir sua pegada de carbono através do compromisso com uma ou mais das 16 etapas previstas pela ação. Os nomes dos primeiros fãs, funcionários e parceiros da McLaren Racing que se comprometeram com a iniciativa estarão no carro de corrida Extreme E junto com uma letra “C”, representando Sua Alteza Real, como um tributo por seus grandes esforços nas últimas quatro décadas na defesa de ações para um futuro sustentável.

Durante o encontro, o professor Carlos Duarte falou sobre o Programa de Legado da Extreme E, que pretende oferecer apoio social e ambiental aos locais onde a Extreme E compete. A Extreme E só realiza suas corridas em locais onde pode aumentar a consciência climática, e os carros de corrida totalmente elétricos são transportados para os lugares de corrida por um navio de carga de passageiros reformado, o antigo “Royal Mail Ship St Helena”. O navio também serve como um "laboratório flutuante", ou sala de aula, onde podem ser realizadas palestras ou pesquisas durante as corridas.

Sua Alteza Real também pôde ver uma demonstração, feita pelo CEO da AFC Energy, Adam Bond, de como a geração de energia movida a hidrogênio - uma alternativa de emissão zero que dispensa a rede elétrica-, está sendo usada de forma pioneira pela Extreme E e por todas as equipes de corrida para carregar remotamente os SUVs elétricos da série de forma totalmente sustentável. Leena Gade faz parte da equipe McLaren Extreme E como Engenheira de Corrida à serviço da Multimatic, parceira de dinâmica de veículos da McLaren Extreme E. A engenheira de corridas britânica tem uma vasta trajetória no automobilismo atuando como engenheira no Campeonato Mundial de Resistência da FIA e na série IndyCar, destacando-se como a primeira mulher engenheira de corridas a vencer as 24 Horas de Le Mans em 2011.

Após o anúncio, e antes do início da nova temporada da série em 2022, Emma Gilmour, Leena Gade e o carro da McLaren Extreme E participarão de outros eventos, incluindo a visita a uma escola secundária e um debate na Universidade de Newcastle, com o objetivo de promover futuras oportunidades no campo da tecnologia. Os encontros foram organizados pela McLaren Racing para evidenciar a diversidade e o propósito de inclusão através do esporte, bem como a importância de seu programa “McLaren Racing Engage”, lançado em junho deste ano. O programa, que promove a diversidade, a inclusão e visa criar oportunidades para todos no campo da tecnologia, é um resultado da aliança estratégica com quatro organizações especializadas no tema - Women’s Engineering Society (WES), EqualEngineers, The Smallpiece Trust e Creative Access. O objetivo é impulsionar uma série de iniciativas colaborativas para diversificar o talento no automobilismo. O carro da McLaren Extreme E também será exibido na Zona Verde da COP26 de 8 a 12 de novembro.

Hoje, a McLaren Extreme E também anunciará uma parceria com a empresa de gestão de frotas, Merchants Fleet, como parte do compromisso da Merchant com a eletrificação de frotas por meio de seu programa ACCELER8 ESG. Merchants destaca seu forte compromisso através da realização do programa ACCELER8, que tem como focos a eletrificação, o meio ambiente, a diversidade, a equidade e a inclusão. Como parceira da equipe McLaren Extreme E, a Merchants continuará a promover a conscientização sobre a adoção de veículos elétricos como um caminho para a sustentabilidade corporativa e para a igualdade nos negócios e nos esportes.

 

Zak Brown, CEO da McLaren Racing, disse: “Estamos orgulhosos de nos unir à a Sua Alteza Real para anunciar Emma Gilmour como a primeira mulher a pilotar pela McLaren Racing. Emma completa nosso emocionante e competitivo time de pilotos ao lado de Tanner Foust para a nossa primeira temporada na Extreme E. Ela é uma vencedora e provou seu valor este ano na Extreme E e em seu vasto histórico nas competições off-road em várias séries de corrida em todo o mundo. É muito oportuno que nossa primeira piloto mulher seja da Nova Zelândia, assim como nosso fundador Bruce McLaren.”

“Poder anunciar a chegada de Emma e lançar o nosso design com Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales, durante a COP 26, dado o seu histórico em sustentabilidade e promoção da educação STEM e da engenharia, alinha-se com o compromisso de sustentabilidade, diversidade e igualdade de gênero da McLaren Racing, temas que estão profundamente enraizados no espírito da equipe. Ver o apoio de toda a família McLaren para os compromissos propostos pelo “Count Us In” evidencia a dedicação de nossos fãs, parceiros e membros da equipe para ajudar a evitar os impactos da mudança climática. Estamos ansiosos para competir na segunda temporada da Extreme E, continuar nosso processo de aprendizagem nesta jornada de descoberta e usar nossa voz para evidenciar as principais questões que impactam o mundo.”

 

Emma Gilmour, piloto da McLaren Extreme E, disse: “Estou incrivelmente honrada em ser a primeira mulher a pilotar para a McLaren Racing. Tendo crescido na Nova Zelândia, sei que Bruce McLaren e McLaren Racing são vistos como o topo do automobilismo. Competir na Extreme E no próximo ano com a McLaren é uma oportunidade muito especial. A série é uma plataforma fantástica que representa a igualdade e aborda as principais questões que afetam o nosso planeta e a sociedade. Estou tentando aproveitar minha experiência anterior na Extreme E junto com todas as minhas habilidades em rally, rallycross e rally cross-country, para causar um impacto positivo e inspirar a próxima geração de mulheres pilotos e engenheiras. Mal posso esperar para começar o trabalho com a equipe.” 

 

Alejandro Agag, CEO da Extreme E, disse: “Estou muito feliz em comemorar o próximo passo nesta nova jornada emocionante para a McLaren Racing, que dá as boas-vindas à talentosa Emma Gilmour em seu time de pilotos da Extreme E, além de apresentar um design único inspirado em mensagens de sustentabilidade tão importantes.”

“A Extreme E é uma série dedicada a usar sua plataforma para inspirar e engajar os fãs do automobilismo em relação à sustentabilidade e possíveis soluções para os problemas ambientais, por isso me sinto especialmente orgulhoso de ver a equipe participar aqui em Glasgow da COP 26 com o apoio de Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales. É certamente um sinal muito positivo do compromisso que a McLaren vem assumindo, e desejo muito sucesso a toda a equipe.” 

 

Shivani Rudra, do Count Us In, disse: “Estou muito feliz que a McLaren Racing tenha se unido ao ‘Count Us In’ para inspirar seus milhões de fãs a agirem contra as mudanças climáticas. Com o trabalho conjunto da McLaren, da Extreme E e do Count Us In, podemos fazer uma diferença ainda maior em relação às mudanças climáticas.” 

COMENTÁRIOS