Com um campeonato brasileiro já consolidado com um grid acima de 25 carros na categoria Autocross, etapas disputadas nas mais importantes divisas do agro, marcas fortes como patrocinadoras, o VNT Brasil já pensa nas próximas gerações, cultivando o amor pela terra e pela velocidade. A categoria CadeteCross surge como uma excelente alternativa para os pequenos pilotos que deram uma demonstração da qualidade na etapa disputada em Luis Eduardo Magalhães, e que pode ter sido o embrião para entrar, definitivamente, no calendário nacional.
“Já temos a categoria acompanhando o calendário do campeonato estadual no Mato Grosso. A Copa Iris Basso chamou muito a atenção dos dirigentes da Federação de Automobilismo da Bahia, que manifestaram a intenção de que a categoria acompanhe o Campeonato Baiano da próxima temporada. Quem sabe, em 2025, teremos também uma sequência no VNT Brasil”, estima Alexandre Vieira Martins, presidente da Comissão Nacional de Velocidade na Terra da CBA.
Na prova especial disputada em Luis Eduardo Magalhães, foram nove pilotos, alguns deles com 6 anos de idade. Lorenzo Trampusch, de Primavera do Leste (MT), foi o campeão na somatória das duas corridas.
"É uma grande satisfação para a CNVT estar participando da criação dessa categoria e oportunizando as crianças de começarem na velocidade na terra logo cedo, é uma categoria que traz a família para os eventos e muitos pilotos da Autocross e Kartcross estão incentivando os filhos e comprando os Cadetecross", completou Alexandre.
Característica
Os primeiros protótipos para a categoria Cadete Cross foram produzidos pela empresa Power Cross, atendendo critérios técnicos e de segurança estabelecidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo.
“Os carros foram desenvolvidos para atender crianças de 6 a 11 anos. A motorização original de 7hp, 210 cc, 4 tempos, podendo atingir até 60 km/h somando carro e piloto. Toda a estrutura possui arcos de segurança, cinto quatro pontas e os pedais ajustáveis conforme a altura da criança. É um padrão bem legal para eles iniciarem na categoria”, conta Rodrigo Renal, fabricante dos protótipos.
O VNT Brasil é organizado pelo grupo SR e a Associação Nacional de Velocidade na Terra, com apoio e supervisão técnica e desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo e Federações de Automobilismo nos estados onde será realizado. O time de patrocinadores conta com UPL, FG Empreendimento, Inpasa Energia, Petronas, RZK Rental e TMG Genética.
Todos os eventos têm transmissão pelo site www.vntbrasil.com.br e canais no YouTube/VNT Brasil e High Speed Brazil. Acompanhem as novidades e bastidores pelas páginas oficiais no Instagram e Facebook @vntbrasil.