O domingo de corrida em Goiânia terminou com o melhor resultado possível para o piloto goiano Vinícius Tessaro na Fórmula 4 Brasil. Largando da segunda colocação, o piloto da Cavaleiro Sports reagiu bem ao apagar das luzes e saltou para a liderança logo nos primeiros metros da terceira corrida da etapa. Depois foi apenas administrar a vantagem para vencer a quinta corrida na temporada e abrir 23 pontos de vantagem na liderança do campeonato. Com a família presente no autódromo, Tessaro dedicou a vitória ao avô Alfredo Tessaro, que pela primeira vez acompanhou um fim de semana de corrida do neto no autódromo.
“Essa tem um gostinho especial com certeza. Vencer aqui em Goiânia era um sonho que eu tinha desde o começo da temporada, afinal é a minha terra, então é uma felicidade enorme ter o apoio da família no autódromo torcendo por mim e isso me deixa muito contente. Se eu puder dedicar essa vitória para alguém, eu dedico ao meu avô que está me acompanhando pela primeira vez no autódromo”, comemorou o piloto da Cavaleiro Sports.
O piloto goiano teve uma reação mais rápida que o pole Lucca Zucchini e saltou na frente na largada. Na abertura da segunda volta, a vantagem sobre o segundo colocado já era de quase um segundo, chegando a 1.773 no nono giro, quando o Safety Car foi acionado. Com o reagrupamento, a vantagem caiu para meio segundo na volta de relargada, com pouco mais de sete minutos no relógio, no 11º giro. Na volta seguinte, a diferença entre os dois voltou para a casa de um segundo e na bandeirada a diferença era maior do que dois segundos.
Tessaro e Cho também batalharam pelo ponto de volta mais rápida na corrida. Nos primeiros giros Cho cravou a melhor volta, mas Tessaro baixou o tempo na quarta volta e depois na sexta, na sequência Cho voltou a fazer a volta roxa no sétimo girou e no oitavo Tessaro voltou a baixar e manter a melhor marca com 1:25.110 até o final.
Vinícius teve mais um bom fim de semana pela F4 Brasil. Na primeira corrida o piloto fez o melhor tempo da classificação, mas cumpriu punição e largou do 11º lugar e escalou seis posições para terminar em quinto. Largando da quarta colocação, ganhou uma posição para conquistar o primeiro pódio do fim de semana.
Agora o próximo desafio dos pilotos da F4 será no evento que acontecerá junto com o GP São Paulo de Fórmula 1, em novembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
Classificação do campeonato de pilotos:
1. Vinícius Tessaro, 173 pontos
2. Matheus Comparatto, 152
3. Álvaro Cho, 143
4. Luan Lopes, 132
5. Nelson Neto, 80
6. Lucca Zucchini, 76
7. Fernando Barrichello, 64
8. João Tesser, 62
9. Mateus Callejas, 61
10. Arthur Pavie, 48
11. Carl Bennett, 26
12. Rafaela Ferreira,16
13. Alexandre Machado, 15
14. Cecília Rabelo, 7
Calendário da temporada 2023:
1ª Etapa: Interlagos (SP) – 22 e 23 de abril
2ª Etapa: Interlagos (SP) – 8 e 9 de julho
3ª Etapa: Velocitta (SP) – 5 e 6 de agosto
4ª Etapa: Goiânia (GO) – 26 e 27 de agosto
5ª Etapa: Interlagos (SP) – 4 e 5 de novembro (Preliminar da F1)
6ª Etapa: Brasília (DF) – 25 e 26 de novembro