Extreme E: A luta para chegar ao topo em Dorset
10/12/2021 20:39 em Endurance

Enquanto a Extreme E se dirige a Dorset, no Reino Unido, para o Jurassic X Prix que encerra a temporada, as equipes que estão entre o sétimo e o nono lugar na classificação fazem de tudo para terminar o campeonato bem posicionados.

A Chip Ganassi Racing, a Veloce Racing e a XITE ENERGY RACING tiveram momentos promissores ao longo da campanha, razão pela qual estão trabalhando duro para concluir a temporada inaugural da Extreme E em alta.

É claro que, com um máximo de 42 pontos disponíveis na final da 1ª Temporada, tudo pode acontecer, e qualquer uma dessas três equipes pode subir na tabela com um resultado positivo em Dorset. Principalmente a Chip Ganassi Racing, que fará de tudo para conquistar o primeiro pódio no Jurassic X Prix depois de ter chegado muito perto da primeira vitória no Enel X Island X Prix.

“Acho que vamos fazer o que sempre fizemos e não apenas baixar a cabeça, fazer o melhor que pudermos”, disse a piloto americana Sara Price da Chip Ganassi. "Da última vez, finalmente conseguimos mostrar a velocidade da nossa equipe, e temos total confiança em relação à competição em Dorset. Sabemos que somos capazes de vencer e garantir um bom resultado no pódio. É apenas uma questão de que todas as coisas se alinhem para que isso aconteça. Estamos com uma mentalidade positiva e determinados a fazer as coisas acontecerem."

A equipe teve um início de temporada sem sorte devido a uma série de problemas nos primeiros três eventos do campeonato, mas garantiu cinco pontos extras pelo tempo mais rápido no 'Super Setor' - agora rebatizado como 'Continental Traction Challenge’ (Desafio de Tração Continental) - no Senegal, demonstrando a velocidade do ODYSSEY 21 de Kyle LeDuc e Sara Price.

A Chip Ganassi Racing parecia destinada a garantir seu melhor resultado da temporada na Sardenha, ao se qualificar em quinto lugar e garantir uma vaga na final. Mas depois de assumir a liderança na primeira volta com uma largada agressiva de LeDuc, os danos sofridos por Price na última volta impediram a primeira vitória da equipe, que acabou em quarto lugar. 

O Jurassic X Prix oferece uma chance de redenção para os norte-americanos. “A abordagem da equipe pode ser um pouco diferente da maioria", diz Kyle LeDuc, piloto americano da Chip Ganassi. "Fizemos um teste incrível recentemente e tivemos muitos avanços na equipe e no carro. Estamos prontos para ter um desempenho agressivo e eficiente na rodada final. Muito focados e com um plano para trazer a vitória para casa.”

Em oitavo lugar na classificação está a Veloce Racing, que teve lampejos de velocidade ao longo da temporada e pode ser um desafio para os que estão à frente na tabela. Depois de sofrer danos significativos durante o Desert X Prix que abriu o campeonato, os pilotos Stéphane Sarrazin e Jamie Chadwick se recuperaram de forma espetacular no Senegal e garantiram seu primeiro pódio da temporada ao terminar em segundo lugar. Emma Gilmour substituiu Chadwick nas rodadas da Groenlândia e da Sardenha, mas os danos sofridos no dia da corrida em ambos os eventos fizeram com que a equipe alcançasse somente o sexto e oitavo lugar, respectivamente.

A recém-coroada campeã da W Series, Chadwick, estará novamente ao volante em casa, durante o evento de Dorset, onde será parceira do sul-africano Lance Woolridge, que substituirá Sarrazin na última competição da temporada. Woolridge tem sido piloto reserva e de desenvolvimento da Veloce Racing ao longo do campeonato e espera um resultado positivo em seu primeiro X Prix, ao lado de Chadwick. “Nossa temporada até agora tem sido agitada, para dizer o mínimo!", admite Daniel Bailey, CEO da Veloce Racing. "A sorte nem sempre esteve do nosso lado este ano, mas superamos esses desafios para alcançar alguns resultados surpreendentes e mostrar um ritmo impressionante, tudo isso com uma equipe que está em seu primeiro ano de competição.”

“Como piloto reserva e de desenvolvimento da Veloce, Lance [Woolridge] está completamente integrado ao time e totalmente familiarizado com o carro, por isso temos uma grande confiança em seu desempenho na última corrida da temporada. Jamie [Chadwick] e Lance são pilotos de corrida extremamente talentosos, tenho certeza de que trabalharão bem juntos em Dorset.”

“É ótimo estar de volta à Extreme E para a última corrida da temporada e, é claro, para um evento em casa! Correr em casa é sempre uma experiência especial, então estou ansiosa por isso, principalmente porque é o final da temporada desta série incrível!”, disse a piloto da Veloce Racing Jamie Chadwick.

“A equipe tem feito um trabalho fantástico durante todo o ano e vai ser divertido trabalhar com Lance, pois ele tem muita experiência em categorias off-road na África do Sul. Eu vivi os dois 'extremos' deste campeonato com a frustração da Arábia Saudita e o pódio incrível no Senegal. Espero que possamos terminar a temporada em alta!”

O último lugar na classificação está atualmente com a XITE ENERGY RACING, que também almeja terminar a temporada com um bom resultado no Jurassic X Prix. Os pilotos Oliver Bennett e Christine GZ ainda não se classificaram para uma final de X Prix - garantiram somente uma classificação entre os três primeiros lugares-, mas estiveram perto disso em várias ocasiões.

O quinto lugar na abertura da temporada marcou um consistente primeiro X Prix para Bennett e GZ, mas a equipe sofreu vários reveses no Senegal, na Groenlândia e na Sardenha, o que fez com que a XITE ENERGY RACING terminasse apenas em sexto, oitavo e nono lugar, respectivamente. “Estamos muito entusiasmados com a Rodada 5, especialmente por ser uma corrida em casa”, disse o piloto inglês, Oliver Bennett.

“Obviamente, perdemos a final algumas vezes nesta temporada devido a problemas com o carro, então desta vez esperamos ter mais confiabilidade e chegar à final. Não conseguimos fazer nenhum teste pré-evento como foi o caso das outras equipes, o que é uma pena, mas vamos tentar de tudo para ter um bom desempenho na última rodada!”

A equipe exibirá uma nova pintura durante Jurassic X Prix e, com a perspectiva tentadora de uma primeira aparição nas finais e um pódio em disputa em Dorset, a XITE ENERGY RACING buscará seu melhor resultado na última rodada da Temporada 1.

COMENTÁRIOS