Verstappen vence no México e amplia liderança, após assumir a liderança na largada ultrapassando as duas Mercedes.
Em uma corrida sem grandes emoções, Max Verstappen (RedBull-Honda) fez tudo como deveria, pegando o vácuo de Valtteri Bottas (Mercedes) na largada e ultrapassando as duas Mercedes que largaram nas duas primeiras posições, assumindo a ponta já na primeira curva.
A partir daí o holandês fez uma corrida sem erros, mostrando todo o potencial de sua RedBull com os pneus amarelos e brancos, não dando chance para que Lewis Hamilton se aproximasse.
Pole position, Bottas foi tocado por Daniel Riccardo (McLaren-Mercedes) na primeira curva, caindo para a última colocação, enquanto Riccardo com o bico danificado, foi obrigado a entrar nos boxes para a troca da frente.
Ainda na largada, Yuki Tsunoda (AlphaTauri-Honda) e Mick Schumacher (Haas-Ferrari) tentaram ultrapassar Esteban Ocon (Alpine-Renault) e colidiram – o francês ainda conseguiu manter-se na pista, mas os outros dois competidores abandonaram e com os carros parados na pista, o Safety Car foi acionado.
Na relargada, Verstappen não deu chances para uma aproximação, mantendo a ponta. Quem também fez uma excelente corrida foi Pierre Gasly (AlphaTauri-Honda) que se manteve fora das confusões para ficar com o 4º lugar.
O público mexicano viu Sergio Pérez (RedBull-Honda), piloto da casa investir sob Hamilton restando 10 voltas para o final, lutando pela 2ª colocação, mas cruzou a linha de chegada em 3º lugar, consagrando-se como o primeiro mexicano a subir ao pódio em sua terra natal.
Na última volta, Bottas que foi chamado pela Mercedes para um pit stop para colocar pneus macios conseguiu cravar a melhor volta a roubar o ponto extra de Verstappen que detinha a marca até então.
Verstappen chega a sua 19ª vitória na carreira e amplia a liderança do campeonato de 2021 da Fórmula 1 para 19 pontos (312,5 x 293,5 de Hamilton). Emoção também para o campeonato de construtores, onde a RedBull está agora com apenas 1 ponto a menos em relação a Mercedes (478,5 x 477,5).
Restam agora apenas quatro etapas para o final da temporada, e os carros voltam a acelerar na próxima semana (13 e 14/11), com o GP de São Paulo que acontece em solo brasileiro no Autódromo de Interlagos, com direito a corrida no sábado, a chamada Sprint Race que também definirá o grid de domingo.
Depois disso, Qatar (21/11), Arabia Saudita (05/12) e Abu Dhabi (12/12) fecham a temporada.
Confira o resultado do GP da Cidade do México:
1) Max Verstappen (RedBull-Honda)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Sergio Pérez (RedBull-Honda)
4) Pierre Gasly (AlphaTauri-Honda)
5) Charles Leclerc (Ferrari)
6) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
7) Sebastian Vettel (Aston Martin-Mercedes)
8) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo-Ferrari)
9) Fernando Alonso (Alpine-Renault)
10) Lando Norris (McLaren-Mercedes)
11) Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo-Ferrari)
12) Daniel Ricciardo (McLaren-Mercedes)
13) Esteban Ocon (Alpine-Renault)
14) Lance Stroll (Aston Martin-Mercedes)
15) Valtteri Bottas (Mercedes)
16) George Russell (Williams-Mercedes)
17) Nicholas Latifi (Williams-Mercedes)
18) Nikita Mazepin (Haas-Ferrari)
Não terminaram:
Mick Schumacher (Haas-Ferrari)
Yuki Tsunoda (AlphaTauri-Honda)
Texto: Vitor Garcia
Foto: Formula1.com