Autocross tem nova classificação após decisões do STJD
26/10/2023 16:19 em Automobilismo Geral

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo, com sede no Rio de Janeiro, acatou os pedidos de revisão de penalidades impetrados pelos pilotos Emerson Reck e Vanderlei Reck Junior, referentes à terceira etapa do VNT Brasil, realizada em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Emerson Reck havia sido punido com o acréscimo de 20s por queima de largada durante os estágios 1 e 2 da Prova 1, enquanto Vanderlei Reck Junior recebeu a mesma punição durante os estádios 3 e 4 da Prova 2.

Nos processos, ambos os pilotos alegaram que a punição aplicada não estava de acordo com os Artigos 118.1.1, 118.2 inciso I e 138.3 do CDA. O artigo 118.1.1 do CDA determina que “Independente dos incidentes que possam ocorrer após a largada, a PRIORIEDADE de análise será a Queima de Largada, devendo ser informada a Equipe e Piloto infrator até o fechamento da 5ª volta, no máximo”, que não foi respeitada pela equipe de comissários desportivos. Além disso, os pilotos questionaram a aplicação de dupla penalidade, o que também fere os preceitos da justiça desportiva. No caso dos dois pilotos, a punição em tempo só foi aplicada ao final da prova, o que fere ao previsto no Código Desportivo do Automobilismo.

A auditora dra. Darlene Bello foi a relatora do processo, votando pela retirada de ambas as punições, voto que foi seguido por todos os outros membros do tribunal, gerando uma decisão unânime.

Com isso, os irmãos Reck recuperam pontos importantes e a classificação do campeonato sofre alterações às vésperas da etapa decisiva.

Emerson Reck amplia a pontuação na liderança, agora, com 350 pontos. Vanderlei Reck Junior passa a ser o vice-líder, com 345 pontos, enquanto Ricardo Basso passa para a terceira colocação com 323 pontos.

Para deixar a disputa ainda mais emocionante, eles ainda precisam fazer as contas com os descartes. Ao final do Campeonato, haverá o descarte obrigatório das pontuações obtidas nos 2 (dois) piores “1º Estágios”, 2 (dois) piores “2º Estágios”, 2 (dois) piores “3º Estágios” e 2 (dois) piores “4º Estágios”.

Os três pilotos estão na disputa direta pelo título brasileiro da categoria Autocross e o capítulo final desta história está marcado para os dias 2 e 3 de dezembro.

O VNT Brasil é organizado pela Associação Nacional de Velocidade na Terra - ANVT, com apoio do grupo SR e supervisão técnica e desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA e Federações de Automobilismo nos estados onde os eventos são realizados. Para realização do campeonato deste ano o VNT Brasil conta com patrocínio master da UPL OpenAg e FG Empreendimentos e patrocínio platinum da Petronas, Inpasa, TMG, RZK Rental, tendo como fornecedores oficiais a Carvalima Transportes, Chapéus Pralana, Nordeste Emergências e Stamp Uniformes.

Todos os eventos têm transmissão ao vivo pelo site www.vntbrasil.com.br e canais no YouTube/VNT Brasil e High Speed Brazil. Acompanhem as novidades e bastidores pelas páginas oficiais no Instagram e Facebook @vntbrasil.

COMENTÁRIOS