Copa Truck - Taborda e Totti abrem a temporada com expectativa de bons resultados em Goiânia
18/03/2023 09:47 em Copa Truck

Pilotos da Vannucci Racing participaram das duas primeiras sessões de treinos livres.

Os pilotos Leandro Totti e Rodrigo Taborda foram para a pista nesta sexta-feira, primeiro dia de atividades na abertura da temporada 2023, com Taborda fazendo o terceiro melhor tempo da primeira sessão. Devido à chuva que atingiu o circuito minutos antes do inicio do treino, a pista se apresentou bastante encharcada, fazendo os pilotos redobrarem os cuidados nas primeiras voltas e ao longo da sessão, com a pista mais seca, Rodrigo conseguiu imprimir um ritmo maior, fechando sua melhor volta em 2min21s643.

"No primeiro treino pegamos um pouco de chuva, a pista estava bem escorregadia e suja, mas foi mais para sentir o caminhão, conseguimos fechar uma volta melhor e terminamos com o terceiro melhor tempo. Já no segundo treino fizemos o sétimo tempo. Algumas coisas ainda podem ser melhoradas no caminhão e temos muita chance de amanha estar entre os primeiros." disse Taborda.

Rodrigo Taborda anotou o terceiro melhor tempo no primeiro treino livre de sexta-feira. (Foto: Rafa Catelan)


Leandro Totti, que volta às pistas depois de alguns anos apenas participando como chefe de equipe, deu poucas voltas e salientou o desenvolvimento dos caminhões e também os ajustes finos que precisam ser feitos, afim de extrair 100% do Volvo 73 durante os dois próximos dias de atividades. "Hoje a meteorologia não ajudou muito, pois tivemos pista molhada, pista seca em seguida e isso prejudica os treinos, pois os mecânicos levam tempo pra troca de pneus em situações como essa. Vamos torcer para o tempo firmar neste sábado para terminarmos os ajustes no terceiro treino  e podermos fazer uma boa classificação" comentou o piloto.

Leandro Totti. Apostando na meteorologia para realizar os ajustez finais. (Foto: Rafa Catelan)


Com o intuito de oferecer melhores condições aos pilotos e devido ao record de grid da história da categoria, a organização, juntamente com a CBA, Confederação Brasileira de Automobilismo, adorará algumas mudanças a partir de 2023, confira:


CLASSES
PRO (para os mais experientes) e SUPER (para os que nunca andaram de caminhão anteriormente)

TREINOS LIVRES
Cada classe terá três treinos de 35 minutos, com a SUPER entrando primeiro e a PRO em seguida.

CLASSIFICAÇÃO
Cada classe terá 10 minutos de tomada de tempo e 10 de Top Qualifying de forma separada, com a SUPER entrando primeiro e a PRO em seguida.

GRID DE LARGADA
As duas classes largarão separadas por um espaço de cerca de 200 metros entre si, mas seguem disputando a mesma corrida.

INVERSÃO DE GRID
As duas classes terão a inversão dos oito primeiros no grid de largada e partirão separadas por um espaço de cerca de 200 metros entre si.

PÓDIO
Cada classe tem seu próprio pódio.

"Há alguns anos estamos lapidando um formato ideal e acreditamos que chegamos em uma fórmula boa, que valoriza as duas classes e também auxilia bastante os comissários em suas análises, como o controle de queima de largada e a segurança dos pilotos no início das provas, por exemplo", comenta Carlos Col, promotor da Mais Brasil Esportes, organizadora do evento.

Outra alteração importante é que tanto o campeão quanto o vice da Super subirão automaticamente para o grid da Pro no ano seguinte. "Essa mudança valoriza ainda mais os pilotos e a própria classe, pois a função da Super é ser uma porta de entrada para pilotos que buscam evoluir profissionalmente na Copa Truck e isso acaba também fazendo com que muitos não se acomodem na Super por conta de suas características como formadora de novos talentos", ressalta Col.

A programação deste sábado tem mais uma sessão de treinos livres a partir das 10h e a tomada de tempos que define o grid de largada acontece a partir das 15h ao vivo no Youtube e redes sociais da Copa Truck.

A Vannucci Racing tem o apoio de Evora Lubrificantes, Reserplastic Peças Automotivas, Amalcaburio, Otmus Peças para Suspensão e Direção, Chipi Implementos Rodoviários e IABV Industria de Artefatos de Borracha, IVA Auto Peças, Autiva Peças Automotivas, Kolbenschimidt e Amigo Estradeiro.

Fotos: Rafa Catelan

Texto: Sergio Rodrigues MTB 071381-SP

Assessoria de Imprensa Vannucci Racing

Runway Comunicação

contato@gruporunway.com.br

+55 11 983388040

COMENTÁRIOS