Rafael Lopes vence pela primeira vez e Rodrigo Pimenta se isola na liderança
03/07/2017 - 11h29 em Old Stock Race
 
A quinta etapa do campeonato foi  marcada também por muitas disputas, tempo instável e a estreia dos pneus Michelin na busca de melhorias em desempenho e segurança.

(São Paulo)  A Old Stock Race voltou a Interlagos neste domingo (2) e mesmo com o tempo instável e muito frio o público compareceu e encheu as arquibancadas fazendo a festa.
Nos treinos de sexta os opalas fecharam voltas na casa de 1m58s já utilizando os pneus Michelin, adotados pelo regulamento técnico a partir desta etapa e a pole position na tarde de sábado, com pista molhada, devido a garoa que se instalou pela manhã, foi de Rodrigo Giordano com o tempo de 2m01s844.

No domingo (2), antes da primeira prova,  85 opalas convidados, vindos de diversos lugares do Brasil desfilaram na pista com seus proprietários e em seguida se acomodaram nas arquibancadas para, juntos com os outros milhares de fans da Old Stock Race, acompanharem as disputas. 
 
Opalas de todos modelos, anos e cores aguardando para o desfile que antecede as provas. Foto: Barbara Bonfim/OSR

Na largada da primeira prova, a pista ainda estava seca e Rodrigo Pimenta pulou na frente do pole logo na segunda perna do S do Senna e Grego Lemonias (#18), que largou na segunda fila, ultrapassou Mario Broering (#1) e o opala numeral 38, pilotado por Vinicius Pimentel.

A garoa chegou e na disputa pela quarta posição, Broering e Rodrigo Helal (#113) se tocaram na curva do laranjinha e a direção de prova acionou a bandeira de falta de aderência em todo o circuito, por medida de segurança. Tiago Gonçalves (#11) que largou em quinto, com um bom rendimento do carro  alcançou Grego e os dois disputaram posições a cada curva durante algumas voltas, mas faltando duas voltas para o final, Tiago conseguiu ultrapassar e abrir uma certa vantagem, chegando assim em segundo. Luiz Zappelini, que largou em décimo mas que detém uma vasta experiência  em pista molhada também chegou em Grego, mas terminou em quarto colocado.

Ao final o resultado da primeira prova  a classe geral ficou assim:
1.     2    Rodrigo M. Pimenta                      
2.   11    Thiago Gonçalves           
3.   18    George "Grego" Lemonias (M)
4.   87    Luiz Carlos Zappelini (M)
5.   54    Rafael Lopes
6.  113   Rodrigo Helal
7.   64    Marcos Philippi
8.   75    João Ometto Neto
9.   28    Edson Souza
10.  51   Pedro Pimenta (M)
11.  93   Felipe Matos
12.  22   Clodoaldo Monteiro
13.  23   Fabio Franzoni
14.   9    Ricardo Alvarez
15.  78   Arnaldo Santos
16.  38   Vinicius Pimentel (M
17.   1    Mario Broering
 
Na classe Old Man  o resultado foi o seguinte:
1.   18    Georges Lemonias
2.   87    Luiz Carlos Zappelini
3.   51    Pedro Pimenta
3.   38   Vinicius Pimentel
 
Rodrigo Pimenta venceu a primeira prova e lidera o campeonato. Foto: Humberto Silva/OSR

Na segunda prova já com pista mais seca os opalas alinharam no grid respeitando a posição de chegada da primeira corrida e logo na primeira volta Rafael Lopes (#54) que largou em quinto pulou para segundo e foi atrás do líder Alex Pimenta (#2), assumindo a ponta antes de completar a primeira volta.
No pelotão que se formou na disputa da segunda colocação estavam Luiz Zappelini, Rodrigo Helal e Robson Molly.
Começou então a disputa mais emocionante do final de semana, Rodrigo Helal, vice líder do campeonato precisava da vitória para continuar na briga e Rafael Lopes, que nunca tinha ganho uma prova, estava mais determinado do que nunca a vencer. Os dois se distanciaram do segundo pelotão e Rafael pela primeira vez "de cara pro vento" desde que ingressou na categoria, procurou manter a concentração, porém em seu caminho um retardatário o faz perder segundos importantes e Helal encostou aumentando ainda mais a preocupação do líder. "O meu opala estava muito bom e logo no inicio virei as 3 melhores voltas da corrida com o box me informando. Abri uma vantagem confortável na ponta, mas quando cheguei no retardatário tive um pouco de dificuldade em ultrapassa-lo e isso tirou um pouco da minha concentração, fazendo o Helal me alcançar." disse Rafael.
Faltando duas voltas para o final, a diferença  entre o primeiro e segundo colocados diminuiu e Helal, definitivamente apareceu no retrovisor do líder, que num erro na subida do laranjinha escapou do traçado normal e fez com que o opala numeral 113 chegasse lado a lado, numa disputa eletrizante que só terminou na bandeirada, com Rafael cruzando a linha de chegada apenas 94 centésimos a frente de Rodrigo, dando assim a vitória ao piloto do carro 54. "Eu tive que ficar muito atento ao Helal pois ele é um ótimo piloto, mas consegui segura-lo por algumas voltas e apesar de ele ainda me ultrapassar em uma curva, me recuperei e graças a Deus venci. Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida." completou.
Helal, que cruzou em segundo com uma diferença de milésimos não poupou elogios ao amigo que fez na categoria mas disse que a disputa foi difícil e que a evolução da categoria se comprova a cada dia. "O Rafael ´´e um grande amigo fora das pistas e vem evoluindo demais. Isso prova que o opala é um carro que requer paciência e muita administração. Foi primeira vez dele no lugar mais alto do pódio e vejo nele um piloto de garra que agora é mais um a dar bastante trabalho na pista. " Disse Helal.

O resultado da segunda prova na classe geral ficou assim:
1.   54    Rafael Lopes
2.   113  Rodrigo
3.   38    Rodrigo Leite
4.   51    Pedro  Pimenta (M)
5.    2     Alex Pimenta
6.   64    Marcos Philippi
7.   87    Luiz Carlos Zappelini (M)
8.   23    Fabio Franzoni 
9.   75    Daniel Alberici
10. 11    Molly Robson
11. 14    Fabian Hengles
12. 22    Filipe Varela
13. 28    Pedro Marques (M)
14. 93    Felipe Matos
15. 78    Arnaldo Santos   
             
Não completaram a prova #1 Mario Broering, #9 Marco Maragno e #18 Grego Lemonias

Na classe Old Man o resultado da segunda prova ficou assim:

1.    51   Pedro  Pimenta (M)
2.    87   Luiz Carlos Zappelini (M)
3.    28   Pedro Marques (M)
 
A disputa mais emocionante do final de semana ficou por conta de Rafael Lopes e Rodrigo Helal, pela vitoria da segunda prova. Foto: Humberto Silva/OSR

No campeonato, dois pontos separam o líder Rodrigo Pimenta (#2) de Rodrigo Helal (#113) e  com mais quatro provas pela frente,  muitas disputas estão por vir  e a briga pelo título começa a esquentar.

A próxima etapa da Old Stock Race está marcada para o dia 30 de julho em Interlagos dentro da programação do Campeonato Paulista de Automobilismo.
 
A Old Stock Race tem narração ao vivo de todas as etapas pela Radio Autodromo em www.radioautodromo.com.br e também pelo aplicativo Radio Autódromo que pode ser baixado gratuitamente nas lojas da App Store e Google Play
 

Fotos: Humberto Silva/OSR e Barbara Bonfim/OSR
 
Sergio Rodrigues
Comunicação Old Stock Race
imprensa@oldstockrace.com.br
COMENTÁRIOS